O que é CPF? Para que serve?

Seu número de CPF, ou seja Cadastro de Pessoa física tem 11 dígitos e é único em todo território nacional.

Ele é usado para monitorar seu registro de vida, uma vez que você começar a receber benefícios.

Por que você precisa de um? Você precisa de um número de CPF para conseguir um emprego, coletar salários de Seguro Social e obter outros serviços governamentais.

Você recebe ele via correios em forma de cartão magnético e Não carregue seu cartão com você.

Mantenha-o em um lugar seguro com seus outros papéis importantes. Você pode solicitar um cartão para substituição on-line.

Para consultar seu cpf online grátis há diversos serviços gratuitos.

Lembrando que o cartão de cpf não substitui quaisquer documentos de identificação tendo em vista que os mesmo precisam ter fotografia do portador.

Os documentos hoje aceitos como identificatórios são o RG (ou a famosa carteira de identidade), a Carteira de Trabalho, o passaporte ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). No caso do RG, é possível ter um por estado sendo necessário apenas a certidão ou registro de nascimento para conseguir emiti-lo.

O CPF é um documento responsável por identificar quaisquer contribuintes na Secretaria de Receita Federal. O Cadastro de Pessoa Física armazena as informações necessárias para registros fornecida pelo próprio indivíduo e pelo banco de dados do Departamento Federal de Receita Federal do país.

Cada indivíduo pode registrar uma única vez, ou seja, pode ter apenas 1 CNPJ ( cadastro nacional de pessoa jurídica) – para empresas, e por consequencia, ter um único número de CPF.

Para algumas dicas de como fazer a consulta cpf grátis, clique.

É necessário saber que é de suma importância possuir um cpf sendo brasileiro ou estrangeiro, pois somente com esse número é possível abrir uma conta bancária, ter um cartão ou até mesmo fazer compras de móveis, automóveis, ou quaiquer coisas que necessitem tributação.

Para outras dúvidas, visite o site da Receita Federal.